Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Sleeping Beauty

9 de fev. de 2010

Nesses dias de tpm eu fico mais cismada com essas coisas, afinal a cólica no fim do caminho é o pavor da minha vida. A menstruação até que dá pra encarar numa boa. Mas a dor que a precede...

E a dor tem sido menor a cada mês. Então imagino que algo de certo eu estou fazendo. Por exemplo, me deixar levar pelo meu sono. Nada de acompanhar ninguém pela madrugada, a cama é minha melhor amiga nessas horas. Ceder à tentação de doce também ajuda. Tenho substituído os chocolates e afins por sucrilhos ou frutas com mel (às vezes uma colher de mel puro, mas pelo menos é um alimento saudável, né?). Ainda não resolvi a ânsia por comida salgada, mas chego lá um dia...

Aí, como eu venho chiando nos últimos posts, eu estive à beira de uma gripe. Quem me conhece sabe - ou devia saber - como fico insuportável quando tô doente. Já não me considero figurinha fácil no estado normal, apesar das minhas amigas discordarem (amo vocês! =D =*). Deve ter algo a ver com elas não pisarem no meu calo com frequência e eu gostar delas e achar que são pessoas com algo a acrescentar, então a patada é mais leve...

Mas enfim. Beirando uma gripe e coloco a culpa no jogador das madrugadas. Não que ele tenha infligido a doença de propósito, eu é que só notei o caso quando já não tinha mais prevenção, só remédio. É como uma médica disse uma vez: "Não existe isso de início ou final de resfriado. Ou se está ou não se está doente. A intensidade da doença é que pode variar." Ou seja, esqueçam esse mimimi de "beirando gripe". Eu gripei mesmo, mas ela não me derrubou.

A questão é porquê ela é um tsunami para alguns e uma marola para outros.

Primeiro, eu só adoeço na TPM. Eu falo tanto dela aqui, e tão mal, que devem estar achando que ela só causa mal-humor. Vejo o mal-humor como decorrência do resto. Nesse caso específico, a imunidade baixa. Aí eu viro prato fácil pra vírus e bactérias dançando por aí.

Vou me comparar a quem me "passou" o vírus (eu é que fui buscar, mas deixa quieto). Ambos fazemos exercícios e procuramos uma alimentação minimamente saudável. Eu invisto mais na salada e dispenso as pizzas de fim de semana. Não dispenso um café da manhã de modo algum! Sou mais - digamos - corpulenta (quem disser "gorda" apanha! eu sei kung fu!). E respeito meus horários de sono. Mesmo há alguns meses, quando ainda não trocava pizzas por filés com brócolis, eu ainda dormia de noite e acordava de manhã. E antes disso, quando dormia de madrugada e acordava de tarde, nenhuma virose era páreo para mim! Eu pegava todas! Não deixava escapar uma que fosse.

Aí, apoiada pelos diversos profissionais da saúde que me cercam, eu afirmo que dormir durante a noite tem a ver com a imunidade sim e tem gente que não acredita! Que acha que basta dormir o suficiente em qualquer horário e está bom. Acontece que a gente tem um tal de relógio biológico (vou chamar assim...) cuja função não é dizer que está na hora de ter um bebê. Bom, é também, afinal a espécie precisa continuar e blábláblá. Mas isso não importa. O que importa é que o organismo sabe quando é dia e quando é noite e só libera certos hormônios durante a noite, quando estamos dormindo. Certos processos de reparação, de fortalecimento da imunidade e também de memória, não funcionam quando a gente tá acordado na frente do computador/TV/livro/na balada, sabe?

Então é necessário não apenas dormir bem como dormir na hora certa. Você não precisa acreditar em mim. Pode fazer uma pesquisa no google, em sites de imunologia, perguntar ao seu médico... E sabe de uma? Além de dormir, beba bastante água. Não apenas vai melhorar a situação de uma TPM (a mulher que não sabe da culpa da retenção de líquido na parada, levanta a mão), mas de uma doença também. Quer dizer, não a da doença, mas a do seu organismo de combater a doença.


Share/Bookmark

0 comentários:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails