Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Puxando ferro

10 de fev. de 2010

Aproveitando o ensejo, deixa eu falar bem de exercício físico! Não que eu goste, acho um saco! Mas é necessário. Quer dizer, eu até gosto...

Dia desses eu comentei que sentia falta do kung fu e da dança. E sinto mesmo. Mas eu não tenho nem tempo nem dinheiro pra pagar academia e uma atividade extra. Não estava evoluindo em nenhum dos dois, porque não tinha preparo físico o suficiente. E não basta correr, pular, fazer abdominais e mexer o quadril pra lá e pra cá. O que me faltava era força pra executar os movimentos. As pessoas vêem uma dançarina do ventre atravessando o palco fazendo um manquinho nas pontas dos pés, dobrando-se em duas num belo cambré, girando, girando e sorrindo como se isso não fosse nada e não se dão conta da força que está sendo empregada nos pés, pernas, coluna, abdomen e braços (pra não me extender muito).

Pra fazer isso tudo e ainda sorrir, sem se desmontar de dor e partir pros analgésicos depois, é necessário malhar. Nem vou falar de lutas! Mesmo se não for feita a prática de combate, é evidente que precisa ter força, nem que seja para a execução certa do movimento. Não se enganem, não é só força, é jeito e conhecimento também. Na época eu era capaz de me defender de alguém com o dobro do meu tamanho, se necessário.

Precisei parar com as aulas, até com o francês eu parei. Mas precisei começar a musculação. Não era mais para fazer piruetas, mas para manter o peso, fortalecer o corpo e corrigir a postura. De início, eu achava um saco, mas os resultados começaram a aparecer e vi que não era só o físico que estava melhorando, mas tudo, no melhor estilo "corpo são, mente sã".

Vi que para se manter numa atividade chata, algumas coisas tem que acontecer.
1. Não é algo a mais que você vai fazer. É parte da sua rotina tanto quanto comer ou fazer xixi.
2. É necessário ter um objetivo. Não adianta entrar na academia por entrar. Entre para perder/ganhar peso, corrigir a coluna, resolver aquela dor nas costas, fortalecer os punhos e parar de sofrer com as tendinites (meu objetivo do mês)...
3. Musculação é auxiliar. O melhor jeito de encarar é criando um cliclo. Acho melhor academias com aulas por isso. Você vai malhar para melhorar na dança/pilates/balance/jump, o que consequentemente ajuda na musculação. Um leva benefícios para o outro e todos trazem benefícios para você.
4. Passear no bosque não é exercício. Ou até é. Se você prestar atenção no que está fazendo, no ritmo, no tempo, se fizer com regularidade, se aumentar a intensidade com o passar do tempo, se fizer pelo menos umas 3 vezes por semana, 40 minutos cada vez. Se não, é só um passeio.
5. Separe o tempo para se exercitar, faça dele uma rotina fixa e todo o resto se arruma ao redor. Você mesmo vai ajustar seus compromissos desse jeito.

Eu recomendo esse texto, pra quem lê bem em inglês: 7 Exercise and Fitness Beliefs You Need to Overcome




Share/Bookmark

0 comentários:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails