Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Sanduíche de Cebola

18 de fev. de 2010

Quarta-feira de cinzas, obrigação de retomar a rotina normal, mas nem nos meus mais selvagens sonhos isso aconteceria. Deveria ter entrado na minha dieta espartana, mas tava difícil. Até porque não tinha nada bom para comer. Mas tinha pão, queijo, cebola e esta receita do Tudo Gostoso para fazer um lanche diferente.

O site costuma ter receitas muito boas, mas venhamos e convenhamos: era muita porção para uma pessoa apenas. Adaptar é preciso. E também eu não estava tão a fim assim de usar todos esses ingredientes. Então usei parte deles e inventei outros. Já publiquei a receita de ontem, mas resolvi dar uma aprimorada.


Pra começar, dispensei o forno e usei o forninho elétrico. Pra duas fatias de pão, aquele mundo de forno era um exagero. Usei pão francês normal, mas o integral também seria uma boa opção. No mais, cebola, margarina, cream cheese, azeite, queijo e sal. Uma saladinha pra enfeitar, se quiser.

Margarina (ou manteiga) no pão, bota pra assar. Frita a cebola cortada em rodelas no azeite (fica mais gostoso), quando estiverem no ponto, tira a frigideira do fogo, acrescenta cream cheese suficiente para envolver toda a cebola, sal a gosto, volta rapidinho pro fogo baixo, só pra misturar tudo (se houver necessidade, acrescentar um pouco de margarina) e coloca no pão. Meia fatia de queijo mussarela por cima de cada um e volta pro forninho até derreter o queijo. Depois é só acrescentar o coentro e, se quiser, pedacinhos de alface e pepino.

Não é exatamente uma opção light, no entanto eu já disse que querer retomar uma rotina de comidas essencialmente saudáveis numa quarta-feira de cinzas, depois de churrascos, gaming nights regadas a refrigerante, vodka ice e batatinhas fritas não é fácil. Bem como não foi tentar dormir antes das 3am.

Mas se esse sanduíche tem um ponto alto, é o ingrediente principal. Porque você pode até querer dispensar o resto das verduras, mas fica difícil dispensar a cebola num sanduíche de cebola, né?

Sabe aquelas propriedades "miraculosas" do alho? Estão presentes aqui também. As danadas possuem propriedades anti-oxidantes, anti radicais livres, anti gripais, antialérgicas, anticancerígenas... Acho que dá pra pintar um topete, colocar uma capa e fazê-las voar para salvar o mundo.

Claro que, depois de fritas, a coisa se altera. Ao fritar, assar ou cozinhas qualquer alimento, as propriedades mudam. Por isso você não deve cozinhar os vegetais até ficarem moles, o negócio é deixá-los "al dente", nada de coisas molengas que se desmancham na boca. Desse jeito dá para preservar algumas de suas propriedades. Senão, é só uma papa que forra o estômago, mas não dá todas as vitaminas que normalmente procuramos neles.


Share/Bookmark

0 comentários:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails