Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Spoiler Alert: Crepúsculo

29 de jan. de 2010

Paixão Possível
por Fernanda Eggers, mais ou menos especial para Spoiler Alert*

A história de Bella e Edward é recheada de clichês de romances – mas mesmo assim não deixa de ser uma leitura agradável. No primeiro volume da saga, composta de quatro livros, Stephenie Meyer criou o ambiente para uma paixão impossível entre uma humana demasiadamente propensa a acidentes e um vampiro que sente uma atração inexplicável por ela.

    No início da história, Bella Swan se vê rejeitada pelo primeiro garoto por quem se interessou na vida. Recém chegada na cidadezinha de Forks, em Washington, ela tenta não se importar com isso e se enturmar com os novos amigos. Edward Cullen acredita que ter amizade com a garota não é boa idéia, ainda assim não resiste e a faz passar por maus bocados, afastando-se e aproximando-se sem nenhuma explicação convincente.

    Até o dia em que Bella, o “imã para acidentes”, deixa de morrer atropelada por uma picape por intervenção de Edward. Depois disso, a garota fica intrigada com a verdadeira natureza de seu colega e passa a questioná-lo com freqüência. Por fim, ela descobre que ele é um vampiro. Com a verdade revelada, o relacionamento dos dois começa – e Bella passa a atrair ainda mais problemas.

    A narrativa do primeiro livro não é tão boa quanto a dos volumes seguintes, no entanto é contagiante o suficiente para garantir a leitura de toda a história do casal. Meyer tinha a clara intenção de atingir o público adolescente, principalmente o feminino, mas quem já não teve 15 anos? A crença no amor eterno e a vontade de viver uma paixão impossível já existiu em quase todos nós, fazendo com que a identificação com o casal seja fácil.

    As referências da autora são claras, muito da história tem como base textos de Jane Austen e William Shakespeare, e Meyer não faz questão de esconder isso, ela cita diversas obras dos autores na série e evidencia que Razão e Sensibilidade é um dos livros preferidos de Bella. Alguma semelhança com a série Harry Potter, de J.K. Rolling, que causou furor entre adolescentes há alguns anos, também pode ser vista na forma como o livro se desenvolve: ele apresenta diversos conflitos menores, facilmente resolvidos e, na metade da narrativa, surge o verdadeiro perigo da trama, que será resolvido no final, não sem deixar algo para ser explorado no livro seguinte


*Sim, eu me baseei neste outro texto, que eu já tinha publicado aqui.

***
Publicando um texto sobre uma história bonitinha de amor porque hoje é o aniversário do BF e achei que, de alguma forma, deveria fazer algum tipo de homenagem. Não que tenhamos algo a ver com o casal do livro, mas eu já publiquei o texto que escrevi sobre o presente dele [1] [2].


Share/Bookmark

0 comentários:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails