Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Spoiler Alert: Avatar

26 de jan. de 2010

James Cameron, o Megalomaníaco
por Jorge Cavalcanti, especial para Spoiler Alert

O novo filme de James Cameron (Exterminador do Futuro, Titanic) veio acompanhado de uma enorme campanha publicitária, que conferia a ele uma difícil tarefa: Ser um divisor de águas na história do cinema. Ser algo revolucionário, que conferiria uma experiência totalmente nova aos espectadores. Cameron escreveu e dirigiu este ambicioso projeto, cuja produção custou a impressionante cifra de aproximadamente 400 milhões de dólares.

    Em Avatar, somos apresentados a Jake Sully (Sam Worthington), um fuzileiro que se vê envolvido num ambicioso projeto de inserção no mundo de Pandora. O “projeto Avatar” permite que humanos enviem suas mentes para corpos similares aos dos nativos, como forma de se mesclar à população local, os selvagens Na’vi. E, para evitar spoilers, é melhor que só se diga isso sobre a história.

    Visualmente, o filme é um espetáculo para os olhos. A tecnologia de captura dos movimentos e expressões faciais dos atores, criada pelo próprio diretor, somada à qualidade dos efeitos gráficos, conferem um altíssimo grau de realismo ao mundo de Pandora. E mais do que isso, tornam possível se ver verdadeiramente a atuação por trás dos efeitos de animação. Cada pequena expressão dos atores foi transmitida aos personagens.

    O cenário onde a estória acontece, Pandora, é um mundo belo, e fascinante. James Cameron resolveu “brincar de Deus”, sempre trabalhando com o esmero que lhe é característico, dando vida à flora e à fauna local, e criando um ambiente verdadeiramente único. O resultado é fantástico.

O enredo do filme, por sua vez, segue uma história simples, sem grandes surpresas, mas muito bem conduzida, com uma estrutura narrativa envolvente. É um “feijão com arroz”, mas muito bem temperado. A mensagem ecológica que ele contém é transmitida de forma pouco sutil, mas eficaz.

Se Avatar é revolucionário? Talvez, se tomarmos por parâmetro o campo dos efeitos especiais. Contudo, não deve criar uma “era pós-avatar” no cinema. Apesar disso, é um filme excepcional, obrigatório para os fãs de fantasia e ficção científica, e uma excelente pedida mesmo para aqueles que não apreciam estes gêneros.

***
Assisti domingo e amei! Fico devendo a minha própria resenha.


Share/Bookmark

2 comentários:

Unknown disse...

Em verdade, a autoria do texto não é 100% minha, já que não fui eu quem deu o título. =)

O conteúdo da resenha saiu um pouco prejudicado, posto que evitei os Spoilers como o diabo foge da cruz, mas em linhas gerais, é o que escrevi mesmo... grande filme. Não o melhor filme do mundo, nem um divisor de águas, mas ainda assim, um grande filme.

E Cameron pode ser megalomaníaco... o cara emplaca a maior bilheteria da história toda vez que dirige um filme! xD

Fernanda Eggers disse...

Só o título não é seu, até onde eu saiba. hehehe!

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails