Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Indicação - Montagem Proibida

15 de mar. de 2010

Estou estudando para a monografia e me deparei com um capítulo do livro O Cinema - Ensaios, de André Bazin, que começa falando sobre filmes infantis. Imediatamente pensei em Onde Vivem os Monstros, afinal foi o filme que assiti ontem e supostamente é infantil. Bazin se refere a inexistência de filmes verdadeiramente voltados para crianças com poucas excessões. Dentre elas, coloca as animações da Disney e boa parte do cinema norte-americano.

O livro é de 1985, então dou um desconto, mas não concordo com o modo a que ele se refere ao cinema americano. Sim, boa parte da produção hollywoodiana é facilmente compreensível por menores de 14 anos. Mas temos muitas animações, atualmente, que por mais que sejam inteligíveis para crianças, possuem certas mensagens que só são compreendidas por aqueles que possuem uma carga a mais de vivência. O próprio Shrek é assim.

E, voltando ao filme de ontem, vai me dizer que o menino que não sabia ler e ainda assim foi levado a um filme legendado pela mãe iria relacionar KW à mãe de Max? Ou as garotas de 10 anos sentadas na minha frente? Ou ainda, como eu e @lucianocnj estávamos fazendo no MSN ontem à noite, procurar sugnificações para as corujas?

(Nós chegamos à conclusão de que estão relacionadas com o trabalho e com o namorado da mãe de Max, porque são coisas que a afastam dele e que ele não entende.)

Então continuamos tendo poucos filmes para crianças, fato, as animações deixam de ser apenas infantis e o cinema holliwoodiano, no entanto, tem seus momentos em que não é tão pueril. Mas vou deixar as críticas para depois. Quem sabe quando escrever sobre Alice. Por enquanto, fiquem com o texto, que achei no Scribd. Estou gostando dele.

O Cinema - Ensaios (André Bazin)


Share/Bookmark

1 comentários:

Luciano disse...

Também acho que deva dar um desconto por ser de 1985. Hoje é bem diferente, é bem difícil encontrar algo exclusivamente infantil... a maioria sempre é bem apreciada por gente mais vivida, mais entendedora do mundo hehehe

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails