Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

8 de Março

10 de mar. de 2010

 Não encaro muito a data como comemorativa. O Dia Internacional das Mulheres existe por causa de 128 (129?) mulheres que morreram queimadas numa fábrica em Nova Iorque por exigirem melhores condições de trabalho. É uma data trágica, que merece sim ser lembrada, mas não é esse dia sexista que inventaram. Feito o Holocausto, a bomba atômica, Hiroshima e Nagasaki e tantas outras tragédias humanas. Vamos sim nos lembrar, mas saber exatamente o que é aquilo para que a história não se repita.


A data tem basicamente duas formas de ser celembrada: uma delas é a exaltação da beleza e importância da mulher; a outra é de protestos e reinvidicações. E, apesar de eu ter começado o texto assim, não é bem a linha que vou seguir, porque acho que temos que exigir nossos direitos todos os dias, em qualquer dia, quando acharmos que este nos está faltando.

Deveria ter escrito isso na segunda ou ontem, mas sabe como é, o digníssimo estava indo embora, eu não ia ficar na frente do computador quando podia estar com ele. E ontem eu bem que precisava do meu momento de desabafo.

Em uma das despedidas do BF, tive que ouvir besteiras do tipo "mas é o seu papel, você não pode se negar a isso" quando falei que não tinha vontade alguma de ser mãe. Não tenho, ué! Não tenho essa vocação! Oras, há alguns anos eu não queria nem casar, porque via isso como ter que tomar conta do marido. Felizmente meu atual relacionamento me convenceu do contrário, ele não precisa de uma segunda mãe (especialmente depois de morar fora por um ano). Pode ser que eu mude de ideia mais pra frente, mas minha posição e a de qualquer outra mulher deve ser respeitada.

Cabe à mulher decidir se ela tem ou não tem vontade de ter filhos; se vai casar, comprar uma bicicleta, mochilar pela Europa ou tudo isso junto. Se vai só cuidar de casa ou só trabalhar fora. Se gosta de lavar pratos ou vai dar o encargo para o marido - porque eu não engulo essa do homem não ajudar na casa. Se não ajuda, também não mora, no entanto esta é a minha posição e pode ter mulher que pense diferente.

Também vejo gente protestando contra a depilação feminina. Tem coisa mais íntima que isso? E por que todos querem se meter? Qual o problema de se depilar, arrumar, limpar e embelezar? Particularmente, quero meu homem asseado, barbeado, bem vestido e aparado. Muitas mulheres têm exigências parecidas, então acho até normal que suas contrapartes também queiram encontrar as parceiras arrumadas. A decisão não cabe à revistas revoltadas, mas a cada uma que vai no salão e faz só meia-perna, virilha ou arranca logo tudo, na cera ou na lâmina.

A vida é feita de escolhas. Estamos escolhendo muito pouco e deixando que escolham por nós. Estamos deixando que nos digam que temos que ter filhos porque é nosso papel biológico, que temos que nos masculinizar se vamos entrar no mercado de trabalho, que temos isso ou aquilo. Não falei sobre eles aqui, mas os próprios homens estão escolhendo pouco e se deixando levar até demais.
 


Artemis, deusa grega da lua, da caça, 
virgem e ainda assim celebrada por sua beleza. 
Vai dizer que não dá pra escolher?


Share/Bookmark

0 comentários:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails