Eu não vi Duro de Matar 4.0, mas minha mãe fez a prévia e, agora, eu vou ver, um dia. Ela mencionou a Operação Shut Down e parece bem o que vivenciamos esta manhã/tarde em J. Pessoa.
Fomos ao Carrefour fazer a maldita feira semanal. Pegamos tudo o que precisamos, alguma coisa que queríamos, não deixei minha mãe pegar sorvete e, em 40 min., estávamos na fila do caixa, quando recebemos a notícia de que o sistema de cartões de crédito estava fora do ar. Todas as redes, em todos os caixas e na central. De início, achamos que tinha sido apenas no supermercado em que estávamos, mas logo a coisa se revelou maior.
Já havíamos passado por uma situação parecida. Minha mãe resolveu esperar. Em 20 minutos, no máximo, estaríamos passando nossas compras e indo almoçar. Dentro do tempo estimado por mamãe, um cartão voltou a funcionar. O da rede de supermercados. Os outros continuavam fora do ar.
Peguei então o celular. Ia atualizar o twitter e ver se outros lugares também estavam offline. A rede WAP também não funcionava. Não consegui ligar para ninguém nem mandar mensagem. Começou a bater uma crise de abstinência: “estou desconectada do mundo”.
Depois de muita lenga-lenga, o gerente do supermercado resolveu aceitar cheque, mesmo sem fazer cadastro. No total foram 50 minutos na caixa do supermercado, com carnes descongelando e chocolates amolecendo.
Casa, finalmente! Conectar na internet para saber o que aconteceu. E... não tem internet. O telefone, ao menos, funcionava. Não estávamos desconectados do mundo de verdade.
Mas ainda assim deve ter sido a primeira vez em muito tempo que fiquei offline por imposição alheia, não por vontade própria. E fiquei preocupada que isso durasse o dia inteiro. Imagina: tanto o meu projeto de monografia quando o meu projeto de revista dependem da internet. Nem todos os artigos, textos, matérias e afins que preciso estão no computador. E aí? #Comofas? Não sei os outros, mas estou dependente demais da tecnologia e sempre que fico impossibilitada de algo por causa dela penso a respeito. As lojas também estão, afinal isso de boleto para cartão de crédito não existe mais, né? E nem todo mundo anda com cheque ou dinheiro vivo em grandes quantidades, hoje em dia.
Caso um bando de hackers decidam que vão parar o mundo simplesmente com uma pane de computador, eu acho que terão sucesso. E que, antes de tudo entrar nos conformes, haverá um certo caos.
Traduza os textos do blog para seu idioma.
Translate the blogposts to your language.
By Ferramentas Blog
Operation Shut Down
9 de dez. de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Isto não é uma democracia. (clique e entenda)