Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Tim Burton's Alice

28 de abr. de 2010


Após esperar dois anos por este filme, fui ao cinema assiti-lo sem a menor empolgação. Explico: a produção do filme fez o maior alarde, criou a maior expectativa, todo mundo ficou cogitando se seria um filme sombrio ou extremamente colorido, qual lado da criança louca de Tim Burton seria utilizado para o filme. Confesso que, logo de cara, há dois anos, achei que não podia haver melhor diretor nem melhor Chapeleiro Maluco (Johnny Depp - de quem gosto muito, só não acho bonito).

Aí lançam o filme lá fora e nós, brasileiros, ficamos a ver navios e os lindos pôsteres nas entradas dos cinemas. Babei aqui e babei em Teresópolis. Finalmente o dia da estréia no Brasil e eu agendo com uma amiga para ver no primeiro fim de semana. Não dá muito certo, mas acabamos indo ver na segunda-feira, 25/04. Eu, ela, Deny e Chris, do Diva Genérica, Rafaella, os respectivos de quase todo mundo e um casal amigo deles. Vale salientar que, depois dos twits de @thikos, eu fiquei sem nem querer perder meu tempo, mas Deny já tinha comprado meu ingresso, era um evento social (já fui a festas com menos gente) e minha primeira experiência com as novas salas 3D. Fui.

E fui com expectativas baixíssimas. Já sabia que Burton ia misturar um pouco dos dois livros, Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho, se ater mais ao segundo e adicionar coisas que não estão em nenhum dos dois. Tinha noção da faixa etária recomendada de 10 anos e já tinha lido por cima que não podia esperar grande coisa dos diálogos.

Estamos com uma história infantil nas mãos. E é isso que Alice é: uma história para crianças. Os livros foram feitos para crianças. A animação da Disney foi feita para crianças. A obra literária é mais robusta, exige um pouquinho mais da mente, trabalha um pouco mais certas coisas, porque o veículo - o livro - permite isso. E lembrem-se: as obras de Hans Christian Andersen e dos irmãos Grimm também são para crianças e nem por isso deixam de ser, muitas vezes, assustadoras. A Pequena Sereia mesmo passa por mil torturas e, no final, se dissolve em espuma! A Disney trouxe uma versão bem mais açucarada e os nossos tempos dizem que criança não lida com morte, perda e essas coisas todas. Mas estou divagando, isso é um texto sobre Alice no País das Maravilhas, não uma comparação entre os contos de fadas originais e as versões Disney, que eu também adoro.

O visual do filme é belo! Os figurinos e maquiagens me deixaram boquiaberta. E sim, tivemos Burton, a criança doida colorida, ainda que, assim que Alice entra no mundo fantástico, nos deparemos com algo bem mais sombrio do que a versão anterior (a animação), mas que eu achei condizente com o livro.

Alice (Mia Wasikowska) se recusa a acreditar que esteja vivendo toda aquela loucura até quase o fim da trama, mas ainda assim ajuda seus novos velhos amigos o máximo que pode e, no final, quando finalmente acredita no impossível, leva para o mundo real "real" tudo o que aprendeu sobre si no mundo inferior e toma as rédeas da própria vida de um jeito muito pouco condizente com uma garota da época. Nada que eu não esperasse. Mas sou grande fã de desenho animado, comédias românticas açúcar-com-água e histórias de "é mesmo, eu sou a dona do meu nariz!". Como não fui esperando ver o livro narrado na tela e querendo me encantar com as imagens fabulosas, valeu a pena. Mas eu não pagaria para ver novamente no cinema.

Além da cabeçorra fabulosa da Rainha Vermelha (Helena Bonham Carter), que acredito ter ficado excelente no personagem, adorei os trejeitos "nojentinha" da Rainha Branca (Anne Hathaway)! Aquela mãozinha sempre no ar, meio que "não quero tocar o mundo", tornaram a personagem marcante e engraçada, além de - vejam só! - não ter ficado nojentinha.

O Gato que Ri (Cheshire Cat), com voz do Stephen Fry, é, mais uma vez, o meu personagem preferido! Não falarei a respeito dele, porque não sei como fazê-lo sem contar detalhes importantes do filme e quero evitar os spoilers.

No fim das contas, não é tudo aquilo que dois anos de teaser nos fizeram crer que seria. Acho que isso se deve justamente à criação de expectativas. Todo mundo foi ao cinema esperando ser arrebatado pela genialidade do filme ou algo assim e não é para tanto. Mas também não é um filme ruim, que lhe faça implorar pela hora de acabar para sair logo do cinema porque não aguenta mais! Acho que vale uma meia entrada numa sala normal.

A Sala 3D
"Ó, céus que emoção, um filme em 3D!" Not that much. Quando eu era criança, fui ao Parque da Mônica (Shopping Eldorado, SP, nem sei se existe, li em algum canto que iria fechar) algumas vezes e lá tinha cineminha 3D. Todo mundo sentado no chão, com óclinhos azul e vermelho, tentando pegar os peixinhos que saíam da tela em nossa direção.

A tecnologia mudou, os óculos são bem menos... artesanais e os efeitos não são mais o espetáculo em si, mas o complemento da história. Veja um texto sobre a nova tecnologia aqui.

Achei que o filme em 3D é muito interessante por causa da perspectiva e profundidade apresentadas, coisa que não dá para ser feita da mesma maneira num filme normal. Muita gente esperava passar o filme tentando pegar borboletas e desviando de possíveis projéteis. Confesso, eu desviei de uma xícara de chá, mas faço isso vendo 300 de Esparta pela 108ª vez na TV de casa, então não sirvo de referência.

Os efeitos 3D não são tanto o de coisas  fora da tela, mas o de dimensões diferentes dentro dela. Acho que dá para comparar com um palco de teatro, só que com um cenário melhor. Gostei disso. Há horas em que fica cansativo, mas no geral, a experiência é positiva (não tanto para o bolso, portanto não devo repetir tão cedo).


Share/Bookmark

1 comentários:

Deny Carneiro disse...

Olá, baby!!!
Poxa vida, o filme foi o que eu esperava, acho que porque não criei muitas expectativas...fiquei in love pelo figurino, quero todos os vestidos de Alice...hehehe
O gato também está no meu rol de preferidos desde Disney...não li o livro ainda.
Estou com ele aqui do meu lado...
Sobre a makeup, ensino sim...eh meio chatinho de fazer pq meu delineador não ajuda, mas tentaremos!!
Bjinhuss

http://divagenerica.blogspot.com

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails