Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Dia 3 - Museus

12 de abr. de 2010

02.04.2010
Acordada desde as 8h da manhã, estava ansiosíssima para sair quando, às 14h, pusemos os pés na rua. Um belo dum sol brilhando sobre nossas cabeças e eu resolvi que tinha sido uma má idéia usar o coletinho que minha mãe fez. Mas o calor estava bem mais ameno do que em João Pessoa. O vento aqui é frio, nada de bafo quente.


Ilha de Boa Viagem
(eu acho)
Começamos nosso passeio indo até o que eu desconfio que seja a Ilha de Boa Viagem, que dá nome ao bairro. Eu queria muito subir, chegando no segundo terço, vimos que os portões estavam fechados. Mas tive uma bela visão do Rio e do MAC dali da ponte. Sim, renderam fotos. =)

De Niterói (março-abril 2010)


MAC
O Museu de Arte Contemporânea, obra de Oscar Niemeyer, é lindo por fora! Eu gosto do trabalho de Niemeyer, não vou mentir... Chegamos, entramos, pagamos ingresso (R$ 4 inteira, R$ 2 meia) e subimos para a parte da exposição que é... decepcionante. Um amigo já havia dito que eu não encontraria arte ali, mas resolvi arriscar. A curiosidade mórbida que matou vários gatos ao redor do mundo me impulsionou a arrastar um namorado a contra-gosto até o lindo prédio para ver se as obras lá expostas teriam salvação.
Anand, em sua visita ao MAC (anterior à minha viagem)
admirado com a "obra de arte". Bom, ele avisou...

Não tiveram. As esculturas eram alguns carimbos jogados. Os quadros eram páginas de jornal pintadas de branco, exceto pelas fotos coloridas. Algumas fotos eram muito boas, mas o crédito aí vai para o fotógrafo (que teve seu nome coberto pela tinta), não para o artista.

A vista do lugar, no entanto, é linda! Namorado acha que a da varanda dele é mais bonita. Eu não saberia dizer. Fiquei encantada com as duas, pra mim é tudo novidade e eu passaria mais um bom tempo olhando para tudo aquilo sem saber dizer "esta é melhor" ou "aquela é melhor". A beleza da vista não é mensurável, é apenas diferente, um outro ponto de vista.

De Niterói (março-abril 2010)

Descemos um andar. Fotografei um edifício que achei muito bonito, apesar dos arredores e resolvi dar uma olhada nos postais e outros suvenires. Lindas fotos do MAC dos mais diferentes ângulos em postais, marcadores de página, ímãs e diversas outras coisas que não identifiquei. Queria comprar montes de postais, mas acho que por R$ 5, eles estavam caros de mais. De volta pra ponte, farei meu próprio postal do MAC, muito melhor que esses, porque será a minha visão, minha fotografia.

De Niterói (março-abril 2010)

Museu Antônio Parreiras
Nem eu estava satisfeita com o MAC nem o namorado acreditava que eu o deixaria em paz, então decidimos ir até outro museu próximo, com exposição permanente do pintor naturalista. São duas salas no primeiro prédio, que foi a casa de Antônio Parreiras, que eu visitei sozinha, por causa do mofo.

Subindo uma ladeira e uma escada, dois novos prédios. Um, a casa da filha, na qual não há quadros expostos. O outro, o ateliê do artista e a casa do filho. São 3 andares, o último contendo obras de outros artistas que seguem a mesma linha. Um, que infelizmente esqueci o nome (tanto do quadro como do artista) apresenta duas mulheres num café, olhando o pôr do sol na Baía da Guanabara. Me encantou e o guia disse que encanta quase todo mundo que vai lá.

Nos andares inferiores deste prédio estão os quadros maiores. São todos muito impressionantes, imponentes, mas falta espaço para admirá-los com clareza. Não tem como apreender todo o quadro, por causa das dimensões da casa.

De Niterói (março-abril 2010)

Esta visita me deixou satisfeita, acabou com a bateria da câmera bem antes do que eu gostaria e acabou com minha aventura pela cidade. O próximo passo seria fazer feira, porque existia uma grande possibilidade de irmos para Teresópolis no dia seguinte e não tinha quase nada em casa. No entanto, a alergia nos pegou de jeito. Já estávamos achando que era gripe, devido aos sintomas.

Fomos para casa descansar, tomar remédio e ver se seríamos gente no dia seguinte ou duas criaturas febris, molengas e - no meu caso - reclamona.

Visitação
O site de turismo da cidade de Niterói contém informações sobre lugares e seus horários de visitação, preços, telefones e afins. O do MAC está desatualizado, listarei aqui as informações que tive na minha visita.
  1. MAC :: Como eu falei acima, o museu foi projetado por Oscar Niemeyer e localiza-se no Mirante de Boa Viagem (av. Litorânea, praia de Boa Viagem, s/n). Funciona todos os dias, das 10h às 18h, incluindo fins de semana e feriados. A entrada custa R$ 4 (meia-entrada R$2 para estudantes com carteira e, acho, alunos da rede pública, crianças com menos de sete anos e adultos com mais de 65). Às quartas-feiras, a entrada é gratuita (#fikdika, hein?) Telefone: (21) 2620.2400.
  2. Museu Antônio Parreiras :: Com exposição permanente do pintor, o prédio foi construído no final do século 19 e transformado em museu em 1941. Funciona das 10h às 17h de terça à sexta-feira e das 13h às 17h nos fins de semana e feriados. A entrada é gratuita e o uso de câmeras filmadoras e fotográficas, desde que sem flash, é permitido. Localiza-se na rua Tiradentes, 47, Ingá. Telefone: (21) 2717.1000. E-mail: map@funarj.rj.gov.br
Os outros dias:


    Share/Bookmark

    2 comentários:

    Professor Rafael Cunha disse...

    Post by post, seu blog está se tornando um bom guia turístico! gostei muito do layout (gostaria de saber como vc fez/conseguiu)

    Estou de volta e logo estarei postando novas críticas e análises com a minha estranha ótica do mundo. Saudades...

    Fernanda Eggers disse...

    Oi, Rafael!
    Obrigada! =D Estou enrolando um pouco, mas já já prossigo com os meus outros dias de viagem.

    O layout não é meu, os créditos estão no rodapé, só dei uma ajeitadinha ou outra.

    Continuo seguindo seu blog e esperando novos textos! Até mais!

    Postar um comentário

    Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

    PageRank
    Related Posts with Thumbnails