Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Operation Shut Down

9 de dez. de 2009

Eu não vi Duro de Matar 4.0, mas minha mãe fez a prévia e, agora, eu vou ver, um dia. Ela mencionou a Operação Shut Down e parece bem o que vivenciamos esta manhã/tarde em J. Pessoa.

Fomos ao Carrefour fazer a maldita feira semanal. Pegamos tudo o que precisamos, alguma coisa que queríamos, não deixei minha mãe pegar sorvete e, em 40 min., estávamos na fila do caixa, quando recebemos a notícia de que o sistema de cartões de crédito estava fora do ar. Todas as redes, em todos os caixas e na central. De início, achamos que tinha sido apenas no supermercado em que estávamos, mas logo a coisa se revelou maior.

Já havíamos passado por uma situação parecida. Minha mãe resolveu esperar. Em 20 minutos, no máximo, estaríamos passando nossas compras e indo almoçar. Dentro do tempo estimado por mamãe, um cartão voltou a funcionar. O da rede de supermercados. Os outros continuavam fora do ar.

Peguei então o celular. Ia atualizar o twitter e ver se outros lugares também estavam offline. A rede WAP também não funcionava. Não consegui ligar para ninguém nem mandar mensagem. Começou a bater uma crise de abstinência: “estou desconectada do mundo”.

Depois de muita lenga-lenga, o gerente do supermercado resolveu aceitar cheque, mesmo sem fazer cadastro. No total foram 50 minutos na caixa do supermercado, com carnes descongelando e chocolates amolecendo.
Casa, finalmente! Conectar na internet para saber o que aconteceu. E... não tem internet. O telefone, ao menos, funcionava. Não estávamos desconectados do mundo de verdade.

Mas ainda assim deve ter sido a primeira vez em muito tempo que fiquei offline por imposição alheia, não por vontade própria. E fiquei preocupada que isso durasse o dia inteiro. Imagina: tanto o meu projeto de monografia quando o meu projeto de revista dependem da internet. Nem todos os artigos, textos, matérias e afins que preciso estão no computador. E aí? #Comofas? Não sei os outros, mas estou dependente demais da tecnologia e sempre que fico impossibilitada de algo por causa dela penso a respeito. As lojas também estão, afinal isso de boleto para cartão de crédito não existe mais, né? E nem todo mundo anda com cheque ou dinheiro vivo em grandes quantidades, hoje em dia.

Caso um bando de hackers decidam que vão parar o mundo simplesmente com uma pane de computador, eu acho que terão sucesso. E que, antes de tudo entrar nos conformes, haverá um certo caos.


Bookmark and Share


Share/Bookmark

0 comentários:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails