Aproveitando o ensejo, deixa eu falar bem de exercício físico! Não que eu goste, acho um saco! Mas é necessário. Quer dizer, eu até gosto...
Dia desses eu comentei que sentia falta do kung fu e da dança. E sinto mesmo. Mas eu não tenho nem tempo nem dinheiro pra pagar academia e uma atividade extra. Não estava evoluindo em nenhum dos dois, porque não tinha preparo físico o suficiente. E não basta correr, pular, fazer abdominais e mexer o quadril pra lá e pra cá. O que me faltava era força pra executar os movimentos. As pessoas vêem uma dançarina do ventre atravessando o palco fazendo um manquinho nas pontas dos pés, dobrando-se em duas num belo cambré, girando, girando e sorrindo como se isso não fosse nada e não se dão conta da força que está sendo empregada nos pés, pernas, coluna, abdomen e braços (pra não me extender muito).
Precisei parar com as aulas, até com o francês eu parei. Mas precisei começar a musculação. Não era mais para fazer piruetas, mas para manter o peso, fortalecer o corpo e corrigir a postura. De início, eu achava um saco, mas os resultados começaram a aparecer e vi que não era só o físico que estava melhorando, mas tudo, no melhor estilo "corpo são, mente sã".
Vi que para se manter numa atividade chata, algumas coisas tem que acontecer.
1. Não é algo a mais que você vai fazer. É parte da sua rotina tanto quanto comer ou fazer xixi.
2. É necessário ter um objetivo. Não adianta entrar na academia por entrar. Entre para perder/ganhar peso, corrigir a coluna, resolver aquela dor nas costas, fortalecer os punhos e parar de sofrer com as tendinites (meu objetivo do mês)...
3. Musculação é auxiliar. O melhor jeito de encarar é criando um cliclo. Acho melhor academias com aulas por isso. Você vai malhar para melhorar na dança/pilates/balance/jump, o que consequentemente ajuda na musculação. Um leva benefícios para o outro e todos trazem benefícios para você.
4. Passear no bosque não é exercício. Ou até é. Se você prestar atenção no que está fazendo, no ritmo, no tempo, se fizer com regularidade, se aumentar a intensidade com o passar do tempo, se fizer pelo menos umas 3 vezes por semana, 40 minutos cada vez. Se não, é só um passeio.
5. Separe o tempo para se exercitar, faça dele uma rotina fixa e todo o resto se arruma ao redor. Você mesmo vai ajustar seus compromissos desse jeito.
Eu recomendo esse texto, pra quem lê bem em inglês: 7 Exercise and Fitness Beliefs You Need to Overcome
0 comentários:
Postar um comentário
Isto não é uma democracia. (clique e entenda)