Como eu tinha que matar a tarde de domingo ou ela me matava e eu já tinha levado um bolo, saí falando com as pessoas e fui ao cinema com @lucianocnj , que também tinha interesse na história. Fomos. Eu não tinha grandes expectativas, até porque não procurei muitas informações sobre o filme, o que foi bom, porque o filme é... estranho.
Dirigido por Spike Jonze e com roteiro adaptado pelo diretor e pelo romancista Dave Eggers (que não é meu parente, mas, tecnicamente, poderia até ser, já que a família Eggers é uma só) o que realmente me encantou foi a fotografia da ilha para onde o pequeno Max vai após ter uma crise de rebeldia e ser posto de castigo pela mãe. Lá, ele se passa por rei e tem que lidar com diversos monstros, cada um com a personalidade mais diversa que o outro.
Assim que saí do cinema, achei o filme bom, mas bobinho. Talvez porque não estivesse muito a fim de pensar (ou por causa da mamãe-super-educada e seu filhinho que infelizmente vai sairigual-quiném). Tem uma história simples, personagens cativantes, as cenas de dia na ilha são quase todas no sol nascente ou poente, o que me encanta e Max pode até ser desajeitado e não saber bem como lidar com os monstros, mas é bastante esperto e criativo (tinha que ser, o filme se sustenta na criatividade infantil dele).
Depois eu fiquei pensando e vi que o filme:
1. Falava de amadurecimento, da dificuldade e da necessidade;
2. Querendo ou não falava de família, foi o principal aspecto para mim. Não só a relação de Max com sua mãe, mas dos próprios monstros da ilha.
Aí li esta resenha do Omelete e vi o que fiquei com preguiça de ver mais cedo: como os monstros são representações de diferentes aspectos da personalidade do próprio Max. Agora tô achando que é um filme para ver com a mente mais desanuviada e sem ninguém chutando minhas costas, para pegar os detalhes.
1 comentários:
Detalhe: vocês estão vendo, no pôster, a estréia anunciada para outubro, né? E olha quando é que estréia em João Pessoa...
Postar um comentário
Isto não é uma democracia. (clique e entenda)