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By Ferramentas Blog

Secretária eletrônica: como proceder?

26 de jan. de 2011

As pessoas compram e instalam secretárias eletrônicas para que outras pessoas possam deixar recados quando as primeiras não se encontram em casa, estão no banho, não lembram onde largaram a porcaria do telefone sem fio ou estão doentes com uma crise de garganta fenomenal, portanto simplesmente não conseguem atender o telefone.

Acontece que as pessoas que ligam parecem não gostar muito de falar com uma máquina. Poderia se pensar que tal coisa já teria sido superada a essa altura, afinal quantas pessoas não conversam com o próprio computador? Ou soltam frases para todo mundo e para ninguém no twitter? Ou ainda falam com outros, mas através de fones de ouvido bluetooth para celular que ficam invisíveis sob os cabelos, portanto parece que os usuários estão falando sozinhos.

Imagem daqui.

O engraçado é que a secretária eletrônica é mais antiga que tudo isso... Especialmente o twitter e o bluetooth. Tá, seu uso nunca foi tããão comum por aqui, mas é algo muito prático! De início eu ficava irritada com a luzinha da secretária piscando, avisando da existência de uma nova chamada. Quando ia ouvir, a gravação era apenas um tu-tu-tu de quem desligou sem dizer nada.

Outra vez, metida debaixo do chuveiro, deixo a secretária atender. A máquina atendeu três ligações consecutivas. Em todas, quem ligou ouviu a gravação e desligou sem deixar recado. Pela velocidade com que o telefone voltou a tocar, imagino que tenha sido a mesma pessoa nas três vezes.

Inicialmente, eu me irritava. Hoje, acho até graça. Porque quem se dá mal é quem liga, entende? Veja só: se for telemarketing, já me livrei. Se for engano, já me livrei. Se for trote, idem. Mas o cara/a moça do telemarketing deixa de fazer seu serviço, o enganado fica sem saber se ligou certo ou não (ou até sabe, dependendo da gravação...) e o troll tem sua brincadeira frustrada.

Além do mais, todos eles pagaram pela ligação. Assim que a máquina atende, a companhia telefônica já começa a cobrar. Como o preço é o mesmo se você deixar ou não o recado, acaba que é melhor deixar. Afinal, não terá gasto os centavos em vão! E basta dizer: "Fulano, aqui é o Beltrano. Me liga no número Tal e vamos tomar umas cervejas." Ou terminar o projeto, marcar o próximo ensaio da banda ou comparecer na reunião de amanhã. Tanto faz. A questão é que quem liga fez o que tinha que fazer de um modo mais rápido, inclusive, do que se o dono do telefone tivesse atendido.

Se for só pelo dinheiro, é besteira não deixar recado. Se for por não gostar de falar, melhor desistir de ligar pra casa, manda logo uma SMS pro celular, que resolve tudo de forma muito mais simples.


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