Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Ciclovia: casos e descasos

5 de jan. de 2011

O STTrans está fazendo campanha em colégios, para ensinar crianças leis de trânsito e bons hábitos. Aparentementemente com os adultos isso é impossível. Uma das agentes me falou que as campanhas para adultos simplesmente não surtem efeito. A única coisa que funciona é a boa e velha multa. Ainda assim, não tão bem. Na Av. Guarabira, em Manaíra, é possível ver isso. Recentemente asfaltada, e recém-tornada mão única, todo o lado esquerdo está repleto de placas de "Proibido Estacionar". E os carros estacionam. O STTrans recebe uma reclamação, vai lá e multa. Em dois, três dias, lá estão todos eles de volta.

Mas citei isso só como exemplo. A falta de educação que mais me perturba acontece na ciclovia da praia, entre Tambaú e Cabo Branco. Além dos pedestres caminhando e correndo (dos quais já reclamei), que ficam indignados quando pedimos que saiam da via, os ciclistas, skatistas e afins precisam encarar barraqueiros, bugueiros e barqueiros, que fazem de uma das faixas o seu estande particular. Montam seu tablado ou seus painéis oferecendo passeios pelo litoral, adicionam uma cadeirinha de plástico e ficam lá, alegres e faceiros, desrespeitando peremptoriamente o espaço para quem está sobre rodas não motorizadas.

Ciclovia do Cabo Branco e um senhor correndo no lugar errado. Foto de © Julio Moraes, via Panoramio.

Além de táxis e ônibus obstruindo a ciclofaixa perto do Hotel Tambaú (estes a desocupam mais rápido, já que a fiscalização ali é mais intensa), no Cabo Branco os ciclistas precisam disputar espaço com caminhões de entrega. Sem a menor cerimônia, eles ocupam a ciclovia inteira: metade dela com o próprio caminhão estacionado, a outra metade com o material a ser entregue nos bares. Infelizmente o telefone que tenho do STTrans (0800 281 1518) não funciona de celulares, só telefones fixos.

***

Estação 1, Tambaú. (via Babel das Artes)
O sistema de aluguel de bicicletas não é mais o que era. O fluxo aumentou, provavelmente por causa do verão. Não há problema algum nisso. O único problema é que não há manutenção - ou ela não dá conta. Das últimas vezes em que fui alugar uma bicicleta, as encontrei sem corrente, com o ajuste do selim quebrado, freios sem funcionar ou, simplesmente, com o destrave sem funcionar. A bicicleta não desencaixava da estação.

Os problemas foram encontrados tanto na estação 1, em Tambaú, quanto na 2, no Cabo Branco. O atendimento ao cliente (3231-4734) não estava funcionando na primeira vez em que encarei os problemas e, na segunda, a atendente parecia despreparada.

Já havia ligado para a Central antes e fizeram o registro da minha reclamação, com direito a anotar nome completo, CPF, estação e bicicletas com defeito e aviso de que um técnico resolveria o problema até o dia seguinte (e resolveu, que eu fui conferir). Desta vez, ouvi apenas um "vá para outra estação".

Espero que o número de reclamantes seja grande e que façam a manutenção necessária. O grande problema dos serviços de João Pessoa, em geral, é a manutenção. É um fator que parece ser ignorado pelos responsáveis.

Ciclovia de Cabo Branco, foto do site da Prefeitura de João Pessoa.


Share/Bookmark

0 comentários:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails