Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Os Encantos de Helena

12 de jan. de 2011

Ganhei Helena de Tróia, de Margaret George, no natal. Dei uma folheada no volume imenso, uma lidinha rápida nas páginas iniciais e não me aguentei! O livro me prendeu de tal forma que comecei a lê-lo imediatamente. Meus planos eram terminar a série O Guia dos Mochileiros da Galáxia (Douglas Adams). Falta apenas o Praticamente Inofensiva. A bela Helena, no entanto, me capturou e me carregou para seu reino.


A narrativa é em primeira pessoa e mistura História com ficção. Helena conta como é a sua vida e sua interação com os pais e irmãos desde o momento em que se entende por gente. Sem falsa modéstia, mostra-se uma garota inteligente e ótima atleta. Seus irmãos a dizem uma corredora tão boa que é comparável apenas à Atalanta.

Além das intrigas das quais fica sabendo ao ouvir o que não deve, escondida por detrás das portas, e da ganância de seu pai Tíndaro, sempre querendo obter o melhor preço desde as mercadorias comercializadas em Esparta até o dote das filhas, Helena precisa encarar as profecias que regem sua vida. Está determinada pelos deuses a causar uma grande guerra e isso a assusta.

Passa a infância e a adolescência praticamente presa no palácio espartano, usando um véu das poucas vezes em que sai. Proibida de usar um espelho ou ver seu reflexo n'água, ela assume que os pais a escondem por ser um monstro. Pouco desconfia de sua linhagem divina e sua sina: ser a mulher mais bela do mundo.

Helena de Tróia
Quando ela descobre ser filha de Zeus e seu rosto é revelado, seu pai resolve bradar aos quatro cantos do mundo que ela é a mulher mais bela do mundo. Isso lhe rende o maior número de pretendentes da história conhecida até então, um desgosto para si mesma e a atenção dos deuses - um perigo para qualquer mortal.

Na trama, Helena encontra com Perséfone, Deméter, Afrodite, Ares e Zeus, até onde eu li. (Não exatamente nessa ordem.) Os fatos já conhecidos do mito se misturam a costumes e tradições da época e Margaret acrescenta detalhes que deixam a leitura ainda mais saborosa.

A escritora realmente soube prender a atenção do leitor. Se eu já queria ler As Memórias de Cleópatra antes, agora quero ainda mais, bem como conhecer outros títulos da autora.

Helena de Tróia tem 768 páginas e custa R$ 59,90 na Saraiva. Uma busca na internet pode fornecer preços melhores. Se você lê bem em inglês, vá na Amazon. A importação de livros vale a pena, mesmo com o preço em dólar e o frete, é possível pagar menos.
Helena e Páris


Share/Bookmark

0 comentários:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails