Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Helena de Tróia: a falta que um revisor faz

18 de jan. de 2011

Semana passada me derreti em elogios à Helena de Tróia, de Margaret George. Continuo achando o livro muito bom, mas ele é grande, portanto facinho de achar erros. Não que eu não ache em outros. É só o que tenho visto nas Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell. Uma das minhas séries favoritas, vale salientar. Mas eu sou revisora e redatora, é meio que minha obrigação reparar nessas coisas.

Imagem daqui.
Faltou um revisor pra edição em português do livro. Há frases desconjuntadas, diversos erros de português (como sou boazinha, atrinui-los-ei à digitação), vez por outra uma vírgula ou pontuação faltando... Ok, acontece. Os livros já chegam atrasados aqui. O tradutor tem ainda que correr para transcrever para o novo idioma e, às vezes, deixa escapar alguma coisa, sim. Nem sempre vemos tudo. Se até eu apelo pra algum amigo pra revisar minhas traduções de vez em quando, quando o tempo tá apertado, vale a pena uma editora deixar de ter um revisor? Nem sempre uma única pessoa consegue fazer tudo, até porque muitos profissionais precisam pegar mais de um projeto. E nem é ganância, é pra se sustentar.

Mas os erros de português são o de menos. Faltou revisor pra Margaret George. Tem rombos narrativos no meio do livro. Tem um capítulo no início da parte dois que não encaixa em canto nenhum. Tem uma explicação muito boa para Helena ter ganho "super-poderes", mas falta explicação para o fato dela tê-los perdido. Não é que a explicação não seja convincente, ela simplesmente não existe. E, durante um bom trecho, é como se nunca tivesse existido. Não sei se os poderes ressurgem, ainda estou em 70% do livro. O danado é grande.
Edição: Sua chance de fazer uma contribuição ao mundo da literatura. Imagem daqui.

A escritora é boa, ela tem uma narrativa fluida, um bom poder de descrição e eu continuo querendo a trilogia de Cleópatra (e pensando em comprar na Amazon, que tá muito caro aqui no Brasil). Acho uma pena quando coisas desse tipo acontecem. Boa parte das histórias dos livros são remendadas mesmo, é normal. O que não pode acontecer é esse remendo aparecer.


Share/Bookmark

0 comentários:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails