Ganhei Helena de Tróia, de Margaret George, no natal. Dei uma folheada no volume imenso, uma lidinha rápida nas páginas iniciais e não me aguentei! O livro me prendeu de tal forma que comecei a lê-lo imediatamente. Meus planos eram terminar a série O Guia dos Mochileiros da Galáxia (Douglas Adams). Falta apenas o Praticamente Inofensiva. A bela Helena, no entanto, me capturou e me carregou para seu reino.
A narrativa é em primeira pessoa e mistura História com ficção. Helena conta como é a sua vida e sua interação com os pais e irmãos desde o momento em que se entende por gente. Sem falsa modéstia, mostra-se uma garota inteligente e ótima atleta. Seus irmãos a dizem uma corredora tão boa que é comparável apenas à Atalanta.
Além das intrigas das quais fica sabendo ao ouvir o que não deve, escondida por detrás das portas, e da ganância de seu pai Tíndaro, sempre querendo obter o melhor preço desde as mercadorias comercializadas em Esparta até o dote das filhas, Helena precisa encarar as profecias que regem sua vida. Está determinada pelos deuses a causar uma grande guerra e isso a assusta.
Passa a infância e a adolescência praticamente presa no palácio espartano, usando um véu das poucas vezes em que sai. Proibida de usar um espelho ou ver seu reflexo n'água, ela assume que os pais a escondem por ser um monstro. Pouco desconfia de sua linhagem divina e sua sina: ser a mulher mais bela do mundo.
Helena de Tróia |
Na trama, Helena encontra com Perséfone, Deméter, Afrodite, Ares e Zeus, até onde eu li. (Não exatamente nessa ordem.) Os fatos já conhecidos do mito se misturam a costumes e tradições da época e Margaret acrescenta detalhes que deixam a leitura ainda mais saborosa.
A escritora realmente soube prender a atenção do leitor. Se eu já queria ler As Memórias de Cleópatra antes, agora quero ainda mais, bem como conhecer outros títulos da autora.
Helena de Tróia tem 768 páginas e custa R$ 59,90 na Saraiva. Uma busca na internet pode fornecer preços melhores. Se você lê bem em inglês, vá na Amazon. A importação de livros vale a pena, mesmo com o preço em dólar e o frete, é possível pagar menos.
Helena e Páris |
0 comentários:
Postar um comentário
Isto não é uma democracia. (clique e entenda)