Olá pessoas! Aqui estou eu "invadindo" o blog da Fernanda para mostrar algumas coisinhas da minha viagem. Sou mineira, habitante da adorável João Pessoa há 12 anos. Sempre vou à Belo Horizonte visitar meu povo em média uma vez por ano (às vezes não chega a completar um ano inteiro entre as viagens) mas nunca parei para escrever sobre a cidade. Achei a idéia interessante então.
Belo Horizonte (carinhosamente chamada de BH) sempre foi uma cidade que me agrada muito. Não é só porque sou de lá e saí, e por isso fico supervalorizando o lugar (mas é fato que toda vez que piso no aeroporto e já ouço alguém falando com aquele sotaque eu tenho uma forte e agradável sensação de estar de volta em casa). Mas também porque a cidade sempre me deu motivos para adorá-la. Quem vai traz boas lembranças e acaba concordando comigo. Possui todos os problemas de uma grande cidade brasileira, é claro. Vocês reclamam do transito de João Pessoa e o quanto fica "cheio" nos horários de pico, ou acham longe sair do Bessa e ir para o Centro? Vocês não viram nada... (um dia desses estávamos em um engarrafamento, quando olhei para o lado vi que a motorista do carro que estava em paralelo conosco estava lendo! Para vocês verem como em determinadas horas o trânsito flui!). Fora isso a cidade tem me agradado bastante, principalmente das últimas vezes que visitei. Muito bem arborizada, praças bem cuidadas e serviços (como restaurantes, bares e cafés) de muito boa qualidade.
Dentre os lugares um pouco mais turísticos a Savassi é um dos meus preferidos, região de bares, cafés, lojas e boates (yeah man! All in one!). Originalmente nome dado pelo povo à Praça Diogo Vasconcelos (cruzamento entre as Avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas). Hoje, chama-se Savassi toda a região próxima a esta praça. Quem estiver por BH, vale à pena uma manhã ou tarde pelas redondezas, o ponto forte durante o dia é o comércio, com lojas boas e bem diversificadas, depois sentar-se ao Café da Travessa (ou em qualquer outro dos vários cafés e lanchonetes) e conversar com amigos ou ler um bom livro.
O Café da Travessa é um ambiente muito agradável, que eu tive o prazer de conhecer meio que por acaso. Trata-se de uma livraria com um café/bar ao fundo. As mesas postas pela calçada, já próximas da praça e com uma leve vegetação por perto, dão um ar agradável ao ambiente. Não cheguei a provar nada de especial do cardápio, mas não duvido da qualidade da comida e bebidas. Aos interessados, o site do café mostra mais fotos, horários de funcionamento, cardápio, endereço e contato: http://www.cafedatravessa.com.br/livraria
Estando pela região da Savassi, vale à pena uma visita à Praça da Liberdade e admirar seu complexo paisagístico e arquitetônico, também é um dos lugares que eu gosto muito. Estando na cidade, sempre procuro ir, ao menos uma vez, dar uma voltinha pela praça. Ela foi feita para abrigar a sede do poder mineiro, por isso possui em seu entorno diversos edifícios importantes. Hoje, as funções administrativas foram transferidas para outro centro, a praça e seu entorno estão sendo transformados em espaços culturais (como museus) e, junto à alguns equipamentos já existentes (como a Biblioteca Pública, o Museu Mineiro e o Palácio da Liberdade, entre outros) formam o Circuito Cultural da Praça da Liberdade.
De uma forma geral, a praça é um espaço belo e agradável. É comum ver pessoas caminhando ou jovens sentados pelos bancos concentrados em suas leituras. Durante a semana, a praça costuma ficar mais frequentada aos fins de tarde. Mesmo os desinteressados por arquitetura ou museus, tenho certeza que apreciarão um passeio pelo lugar e sairão de lá com belas fotos.
0 comentários:
Postar um comentário
Isto não é uma democracia. (clique e entenda)