Alguns já devem ter notado que uso um sistema de comentários diferente do tradicional do Blogger. O aplicativo se chama Disqus, é gratuito, simples de usar e pode ser associado ao Blogger, Wordpress, Tumblr, entre outros. Gosto do sistema porque ele dá um bom controle sobre o que acontece nos textos, rastreia divulgação de links, permite moderação, edição de comentários e uma organização nas discussões.
Para comentar, basta buscar, abaixo do texto, o link relacionado a comentários e reações, junto ao nome do autor, como mostra a imagem abaixo:
Não é possível comentar anonimamente. A partir do momento que escrever o texto de comentário, surgirá uma opção para se identificar (Comentar como...). Ao clicar, a caixa de identificação se abrirá. Além das opções de conexão anteriores, é possível comentar como convidado (guest), inserindo email e nome. Logo abaixo há um link que permite que você conecte seu blog, site ou qualquer coisa assim. Você pode acompanhar os outros comentários do texto, simplesmente marcando a caixinha, e receberá as atualizações por email.
Como já disse, não é possível comentar anonimamente. Também não é qualquer texto que entra direto no blog. Sou avisada por email de cada novo comentário e aprovo, edito ou desaprovo no painel do Disqus. É possível criar uma whitelist, uma lista branca dos emails pré-aprovados. Assim, aqueles que você conhece podem comentar diretamente, pulando a etapa da moderação. Isso para os convidados. O leitor que faz login com Disqus, Twitter ou outro sistema de identificação tem seu comentário aprovado diretamente.
É raro eu não aceitar um comentário no blog. Desde que não contenha spam, ofensas, propaganda política ou algo muito, muito idiota (do tipo: "ah, benvindo é muito feio..." - eu sei que é feio, a maior parte das pessoas achou, mas é a nova ortografia da língua portuguesa), seu comentário com certeza será aprovado e respondido.
Depois faço um texto a respeito das respostas e discussões no Disqus.
Conheça o serviço: http://disqus.com/