Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

O que é ISBN, exatamente?

6 de dez. de 2010

Há alguns anos eu tenho dúvidas do que, exatamente, a sigla significa. Lembrei disso por acidente e resolvi consultar São Google a respeito. Ok, já tinha noção que é o registro de livros e tal, mas me parecia pouco completo.


Acessei o site da Fundação Biblioteca Nacional, que me diz que ISBN é International Standard Book Number ou em bom português (numa tradução minha) Padrão Internacional de Número de Livro. O sistema foi criado em 1966 pelo inglês Gordon Foster, da editora W.H. Smith, que levou o crédito pela coisa toda, se levarmos em consideração os sites brasileiros, que citam a editora, mas não o responsável pelo código. Inicialmente, era só SBN. Aí outros países viram que ajudava muito na organização e adotaram o sistema também. Em 1972 o ISBN foi adaptado internacionalmente como norma padrão ISO 2108 pela International Organization for Standardization (Organização Internacional de Padronização).


Imagem daqui.


O ISBN passou de 10 para 13 dígitos em 2007 e, curiosa como sou, quis saber o que cada número de dígitos significa. Ainda bem que há uma página oficial do ISBN e que ela tem as respostas:
Cada ISBN consiste de cinco partes, separadas por espaços ou hífens. Três dos cinco elementos podem ter tamanhos variáveis.
  1. Prefixo – atualmente só pode ser 978 ou 979 (são sempre três dígitos).
  2. Elemento de registro de grupo – isso identifica um país em particular, uma região geográfica ou uma região de mesmo idioma que participa do sistema ISBN. Pode ter de um a cinco dígitos.
  3. Elemento registrante - isso identifica a editora ou gráfica. Pode ter até sete dígitos.
  4. Elemento de publicação – identifica a edição e o formato de um título específico. Pode ter até seis dígitos.
  5. Dígito verificador – é sempre o dígito final que valida matematicamente o resto do número. É calculado usando um sistema "Modulus 10" (cadê alguém de Exatas pra me dizer o que é isso?) que alterna valores de 1 e 3. ¹
Peguei, ao acaso, o livro A Leitura dos Quadrinhos, de Paulo Ramos. O ISBN é 978 (o prefixo padrão) 85 (registro do Brasil) 7244 (pelo que entendi, o registro da editora Contexto) 416 (a identificação da reimpressão da primeira edição deste livro) 3 (o dígito verificador). E fiz isso só pra mostrar quem é quem mesmo.
Imagem daqui.


Eu escrevi um livro. Preciso ter ISBN?
Bom... Não obrigatoriamente... Mas é recomendado, por qualquer instituição cujo site eu abri, que você tenha. Assim, seu livro pode ser registrado em livrarias, lojas e bibliotecas. Mesmo que ele não seja vendido, se você quiser incluí-lo no seu Currículo Lattes, é bom que tenha ISBN.


Para ter um ISBN, é preciso se cadastrar como editor autor na Fundação Biblioteca Nacional (veja aqui o passo a passo). O custo é relativamente baixo: seu cadastro como pessoa física custará R$ 16,00 e o registro da obra, R$ 10,00.


Minhas dúvidas foram esclarecidas. Espero que as suas também tenham sido.






¹Traduzido por mim, em cima das coxas. Por mais que eu ache que está bem feito, vá ao original se achar que algo não está claro. E, se souber o que é Modulus 10, me explique nos comentários! =D


Share/Bookmark

0 comentários:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails