Traduza os textos do blog para seu idioma. Translate the blogposts to your language.
English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By Ferramentas Blog

Belo Horizonte (Parte 1)

1 de ago. de 2010

Olá pessoas! Aqui estou eu "invadindo" o blog da Fernanda para mostrar algumas coisinhas da minha viagem. Sou mineira, habitante da adorável João Pessoa há 12 anos. Sempre vou à Belo Horizonte visitar meu povo em média uma vez por ano (às vezes não chega a completar um ano inteiro entre as viagens) mas nunca parei para escrever sobre a cidade. Achei a idéia interessante então.

Belo Horizonte (carinhosamente chamada de BH) sempre foi uma cidade que me agrada muito. Não é só porque sou de lá e saí, e por isso fico supervalorizando o lugar (mas é fato que toda vez que piso no aeroporto e já ouço alguém falando com aquele sotaque eu tenho uma forte e agradável sensação de estar de volta em casa). Mas também porque a cidade sempre me deu motivos para adorá-la. Quem vai traz boas lembranças e acaba concordando comigo. Possui todos os problemas de uma grande cidade brasileira, é claro. Vocês reclamam do transito de João Pessoa e o quanto fica "cheio" nos horários de pico, ou acham longe sair do Bessa e ir para o Centro? Vocês não viram nada... (um dia desses estávamos em um engarrafamento, quando olhei para o lado vi que a motorista do carro que estava em paralelo conosco estava lendo! Para vocês verem como em determinadas horas o trânsito flui!). Fora isso a cidade tem me agradado bastante, principalmente das últimas vezes que visitei. Muito bem arborizada, praças bem cuidadas e serviços (como restaurantes, bares e cafés) de muito boa qualidade.

Dentre os lugares um pouco mais turísticos a Savassi é um dos meus preferidos, região de bares, cafés, lojas e boates (yeah man! All in one!). Originalmente nome dado pelo povo à Praça Diogo Vasconcelos (cruzamento entre as Avenidas Cristóvão Colombo e Getúlio Vargas). Hoje, chama-se Savassi toda a região próxima a esta praça. Quem estiver por BH, vale à pena uma manhã ou tarde pelas redondezas, o ponto forte durante o dia é o comércio, com lojas boas e bem diversificadas, depois sentar-se ao Café da Travessa (ou em qualquer outro dos vários cafés e lanchonetes) e conversar com amigos ou ler um bom livro.

O Café da Travessa é um ambiente muito agradável, que eu tive o prazer de conhecer meio que por acaso. Trata-se de uma livraria com um café/bar ao fundo. As mesas postas pela calçada, já próximas da praça e com uma leve vegetação por perto, dão um ar agradável ao ambiente. Não cheguei a provar nada de especial do cardápio, mas não duvido da qualidade da comida e bebidas. Aos interessados, o site do café mostra mais fotos, horários de funcionamento, cardápio, endereço e contato: http://www.cafedatravessa.com.br/livraria

* fotos extraídas do site Café da Travessa Livraria

Estando pela região da Savassi, vale à pena uma visita à Praça da Liberdade e admirar seu complexo paisagístico e arquitetônico, também é um dos lugares que eu gosto muito. Estando na cidade, sempre procuro ir, ao menos uma vez, dar uma voltinha pela praça. Ela foi feita para abrigar a sede do poder mineiro, por isso possui em seu entorno diversos edifícios importantes. Hoje, as funções administrativas foram transferidas para outro centro, a praça e seu entorno estão sendo transformados em espaços culturais (como museus) e, junto à alguns equipamentos já existentes (como a Biblioteca Pública, o Museu Mineiro e o Palácio da Liberdade, entre outros) formam o Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

De uma forma geral, a praça é um espaço belo e agradável. É comum ver pessoas caminhando ou jovens sentados pelos bancos concentrados em suas leituras. Durante a semana, a praça costuma ficar mais frequentada aos fins de tarde. Mesmo os desinteressados por arquitetura ou museus, tenho certeza que apreciarão um passeio pelo lugar e sairão de lá com belas fotos.



Share/Bookmark

0 comentários:

Postar um comentário

Isto não é uma democracia. (clique e entenda)

PageRank
Related Posts with Thumbnails